Evento reuniu profissionais de moda, acadêmicos do curso de design de moda e parceiros, entre outros segmentos que compartilharam experiências
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), debate sobre ações e diretrizes do Arranjo Produtivo Local (APL) de Moda e sobre o Espaço São José Liberto, como referências da economia criativa que potencializa marcas paraenses de moda autoral. A discussão aconteceu durante a abertura da I Conferência de Moda Sustentável “Conectando Brasilidades”, promovido pela Brasil Eco Fashion Week (BEFW), na quinta-feira (10), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
A conferência tem o objetivo de apresentar marcas participantes, projetos regionais e conteúdos relevantes. O evento reuniu profissionais de moda, acadêmicos do curso de design de moda, instituições parceiras e criativos para compartilhar experiências, ideias, ações e diretrizes voltadas ao desenvolvimento sustentável do setor.
A Sedeme foi representada pela gerente da diretoria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços - DDICS, Celeste Heitmann, que durante o debate enfatizou a importância do APL de Moda, para o fomento do empreendedorismo do setor, com apoio do Governo do Pará, por meio da Sedeme.
Economia Criativa - Ainda sobre o tema, Celeste Heitmann, destacou o Espaço São José Liberto, como referência no fomento da economia criativa, reforçando a valorização da matéria prima e mão de obra local. “O São José Liberto é um espaço histórico, turístico e cultural. Fiz parte do Programa Polo Joalheiro durante 14 anos e agora estou na DDICS, diretoria da Sedeme que projeta e fomenta o APL de Moda no nosso Estado. O espaço cultural é aberto à visitação e entre suas atrações estão a Capela São José, o Jardim da Liberdade (com gemas minerais), o anfiteatro Coliseu das Artes (para apresentações culturais), Espaço Gourmet, Espaço Moda, a Casa do Artesão, lojas de venda de joias e a Sala Cinzeiro (memorial da época em que o espaço abrigou o Presídio São José)”, ressalta.
Para a costureira Elenilda Pinto, a pauta de debate do evento foi bastante positiva, principalmente os temas relacionados à sustentabilidade. “Eu sempre tive o desejo de fazer uma capacitação de costura, e a realização parecia muito distante por causa das condições financeiras. Quando abriu as inscrições para a oficina de costura na Usina Paz Cabanagem, bairro onde moro, me escrevi, e aprendi várias técnicas, como a escolha do tecido, o corte e a costura final. Eu já costurava, mas precisava de uma qualificação. Pessoas como eu, que se beneficiam com os cursos e oficinas dentro da Usina da Paz, têm muita gratidão. Esse tipo de iniciativa traz uma mudança de mentalidade e o negócio dá uma alavancada”.
A conferência “Conectando Brasilidades”, antecede a 7 ° edição do Brasil Eco Fashion Week (BEFW) – Semana de Moda e Sustentabilidade Brasileira que ocorrerá entre os dias 7 a 9 de dezembro, em São Paulo.
O evento Brasil Eco Fashion Week (BEFW) acontece anualmente, promovendo boas práticas de sustentabilidade no mercado e na indústria da moda brasileira, reunindo conteúdos educativos e inspiradores, desfiles, salão de negócios, exposições e atividades de empreendedorismo sustentável.
A escolha de Belém para a realização da primeira conferência também comemora a capital do Pará como sede da Conferência do Clima das Nações Unidas - COP 30, em 2025, reforçando a importância da moda sustentável produzida no Brasil na pauta da agenda ambiental global.
Por Aldirene Gama (SEDEME)
11/08/2023 13h38