SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Sedeme participa de conferência sobre mineração e bioeconomia

Em continuidade a agenda de eventos para o setor mineral, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) participou da "l Conferência de Mineração e Biotecnologia do Estado do Pará", nesta quarta feira, 29. Promovido pela Comissão Estadual dos Assuntos Minerários da OAB/PA e realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), o evento contou com diversos painéis, abordando tópicos pertinentes para a mineração como os seus aspectos jurídicos e também a sua relação com o meio ambiente. Um dos painéis foi apresentado pela Diretora de Geologia, Mineração e Transformação Mineral da Sedeme, Poliana Gualberto.

"No evento de hoje, tratamos não somente de mineração, mas de bioeconomia, mas especificamente das políticas públicas do Governo do Estado voltadas para esse segmento que apoiam a verticalização mineral, incentivando as boas práticas da mineração e o desenvolvimento dos polos de mineração responsável visando a gerando emprego e renda para a sociedade", disse Poliana Gualberto. 

Com entrada franca, o evento foi destinado a estudantes, advogados, representantes do setor público e privado, autoridades do setor e demais interessados no assunto. O secretário adjunto da Sedeme, Carlos Ledo, foi uma das autoridades presentes. 

Com quatro palestras, o evento tratou das ações do Governo do Estado para o setor mineral; a mineração e a bioeconomia no Pará; aspectos jurídicos da mineração na Amazônia e os impactos da mineração no meio ambiente no Estado.

Caio Brilhante Gomes, Presidente da Comissão de Assuntos Minerais da OAB/PA, falou sobre suas expectativas para o evento, que trata-se do primeiro evento de grande porte da Comissão, dando ênfase no viés ecológico da conferência. "Debatemos sobre as ações do Governo do Estado voltadas para o fomento da atividade de mineração e como levar empresas a atuarem na área da bioeconomia, porque quando falamos nisso, estamos falando da mineração que queremos para o futuro, uma mineração sustentável e verde, que se preocupe com os padrões sociais e ambientais. Nosso objetivo é justamente levar critérios para dentro da indústria de atividade produtiva com sustentabilidade", afirmou.

Para Maxwell Moreno, estudante do curso de direito que participou do encontro, o evento serviu para ampliar perspectivas em relação à advocacia ambiental e desenvolvimento econômico. "O evento abriu muito a minha perspectiva em relação a advocacia ambiental na mineração e como isso influencia no desenvolvimento econômico, e muito interessante ver as riquezas do nosso estado que foram apresentados nas palestras, isso dá uma noção de como isso afeta o nosso cotidiano e no estado, não apenas financeiramente, mas como socialmente também", declarou.

Mineração no Pará

Considerada a principal atividade econômica do Estado, a mineração vem se consolidando como a responsável pelo bom desempenho da balança comercial do Pará. Segundo o  Sindicato das Indústrias Minerais do Estado (Simineral), em 2021, as exportações de minérios no Pará ocuparam a primeira posição no Brasil, atingindo o valor de US$ 27 bilhões (35% do total nacional), à frente de outros Estados como Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e São Paulo.

Ainda de acordo com dados do Simineral, referentes ao ano de 2021, as exportações minerais do Pará somaram 188 milhões de toneladas, cerca de 48% do total brasileiro.

Por Igor Nascimento (SEDEME)

Veja Também