SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Sedeme promove curso de artesanato em juta na UsiPaz Nova União

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), realizou, na última sexta-feira (27), mais um curso de capacitação para a produção de artesanatos e artefatos em juta (fibra natural). Desta vez, a oficina atendeu moradoras do município de Marituba, na UsiPaz do bairro Nova União, que tiveram a oportunidade de aprender como trabalhar diferentes peças artesanais e com direito a entrega de um certificado de capacitação. 

Rosângela Queiroz, artesã e estudante de pedagogia, já esteve em outra oficina realizada na Usipaz de Nova União e contou como foi participar novamente. "Essa iniciativa do governo está sendo maravilhosa, pois, houve pessoas do curso que não sabiam a forma de iniciar um trabalho como esse e hoje é notável que elas possuem desenvoltura para isso", relatou.

Rita Queiroga, supervisora de produção da CTC, falou sobre como as ideias apresentadas na oficina serão executadas na vida dos alunos que participaram. "É com muita satisfação que encerramos mais um módulo do curso, o resultado e a autoestima das alunas ao final da oficina é impressionante, tendo a certeza de causar um efeito imediato na vida delas, aqui na UsiPaz Nova União será organizado uma feira onde elas irão poder montar seu stand e vender seu próprio material", informou.

Márcio Alfredo, coordenador do TerPaz na Sedeme, falou sobre a importância do projeto. "Traz muita alegria ver esse grupo de mulheres sendo capacitadas para fazer peças artesanais, durante a entrega dos certificados, fica evidente o quão gratas elas são pela oportunidade, daqui para frente elas irão ter o seu próprio negócio, auferindo renda a partir dele", declarou.

O curso é uma iniciativa da Sedeme, em parceria com a Companhia Têxtil de Castanhal (CTC), no âmbito do projeto Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Pará.

Texto: Lucas Sousa (sob supervisão de Igor Nascimento - Ascom Sedeme) 

Veja Também