SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Sedeme promove curso de Garçom e Garçonete, em Belém, no âmbito do programa TerPaz

Difundir conhecimento para incentivar o desenvolvimento de habilidades de cidadãos na área da gastronomia. Essa foi a proposta do curso de Garçom e Garçonete, realizado nesta terça-feira (22), em Belém, em uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e a Universidade da Amazônia (Unama), como parte das ações do Programa Territórios pela Paz (TerPaz).

No curso, os participantes aprenderam sobre a classificação e caracterização de restaurantes e bares, além dos tipos de serviços que fazem parte da função de garçom e garçonete, como arrumação de mesas, manuseio de utensílios como talheres e guardanapos, e também a etiqueta a se seguir no exercício da função. A aula gratuita ocorreu no campus da Universidade na avenida Alcindo Cacela e foi concluída com a entrega de certificados a todos os participantes.

Segundo Márcio Alfredo, coordenador do TerPaz na Sedeme, a proposta do curso é colaborar com a geração de renda das pessoas, em um formato que alia teoria e prática e que favorece o acesso ao mercado de trabalho.

“O curso de Garçom e Garçonete, assim como os demais cursos oferecidos pela Sedeme em parceria com a Unama, tem como objetivo que as pessoas, que vivem em territórios pacificados ou de vulnerabilidade social, consigam auferir renda de imediato após o fim do curso. Então assim que sair do curso, eles possuem a teoria e a mínima pratica para se inserir no mercado de trabalho desta área” declarou Alfredo.

Aldenir Nascimento, auxiliar administrativo no setor de gastronomia que participou do curso, declarou que irá colocar em prática o que foi apresentado na aula para, assim, instruir outros profissionais da área. "Procuro sempre buscar conhecimento, principalmente onde eu posso exercer esta função maravilhosa que é servir, e servir com qualidade não tem preço, por isso vim em busca de conhecimento, e não só para adquirir, mas também para repassar o que foi ensinado aqui com muita propriedade com a professora Keilla”, comenta. 

Keilla Cardoso, nutricionista e professora mestra que ministrou a aula, demonstrou sua satisfação com o que foi mostrado no curso. "Foi muito enriquecedor, tanto no quesito profissional quanto pessoal, pois levando em consideração o período de pandemia que vivemos, as coisas se tornaram muito difíceis, a crise está aí, e saber que estamos atuando para a modificação da realidade de muitas pessoas, não só de forma socioeconômica, é fantástico, porque esse tipo de conhecimento irá servir como fonte de renda para as pessoas”, explicou.

Sobre a iniciativa - O programa Territórios pela Paz é uma política pública de inclusão social que  secretarias e órgãos da administração direta e indireta desenvolvem através de programas e projetos. As atividades, organizadas em eixos temáticos, contam com a forte atuação da Sedeme na área de empreendedorismo e qualificação profissional.

*Texto de Lucas Sousa, com supervisão de Igor Nascimento (Ascom Sedeme)

Veja Também