SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Sedeme promove evento de lançamento do Comitê de Comércio Exterior do Pará

Nesta quarta-feira (30), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) realizou o lançamento do Comitê de Comércio Exterior do Estado do Pará (Comex-PA), órgão que irá colaborar com a formulação de políticas públicas voltadas para o fortalecimento do setor produtivo do Estado na área de mercado internacional. 

O evento de lançamento ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado (Fiepa), uma das instituições integrantes do novo Comitê e parceira do Estado na implementação do comitê, cujo decreto de instituição foi sancionado pelo governador Helder Barbalho em janeiro de 2022 e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

A criação do comitê institui uma política pública estadual na área, prevendo a contribuição com políticas de desenvolvimento do setor produtivo do Pará; a colaboração com a implementação de programas de incentivo às exportações e importações; a proposição de ações estratégicas para a área; a análise de informações oriundas de levantamentos e o desenvolvimento de ações com entidades, instituições e órgãos parceiros voltados ao incremento do sistema de informações de comércio exterior e à atração de investimentos ao Estado.

Com o trabalho do órgão, o Pará vai ampliar as condições para contribuir com o incremento do ambiente de negócios no Estado, facilitando o acesso de produtos paraenses a diversos mercados.

José Fernando Gomes Júnior, titular da Sedeme, destacou a importância da criação do comitê para o Estado e as razões que motivaram o Estado a seguir com a implementação. “Este momento é muito representativo para o setor produtivo, por isso que estamos realizando na casa da indústria ratificando a importância desse ambiente de negócios criado pelo governador Helder Barbalho. Essa iniciativa é de extrema importância para fortalecer a economia do Estado, por isso quero expressar a enorme satisfação em liderar e coordenar esse comitê e dizer que temos um enorme potencial para exportação e por isso entendemos que programas e eventos como esse são importantes para o direcionamento estratégico e inserção no mercado internacional. O Pará tem uma rica cadeia produtiva, com grande potencial para vitrine exportadora e aceitabilidade internacional. Sabemos que compete ao Estado criar políticas públicas capazes de facilitar a dinâmica da exportação, por isso esse instrumento irá auxiliar o empresário paraense nessa jornada, colocando os produtos paraenses em visibilidade global”, explicou. 

“É importante ressaltar que o Governo do Estado tem dado atenção especial às cadeias prioritárias, acreditando que é possível ampliar significativamente a nossa produção para atender o mercado nacional e internacional. Assim, podemos afirmar que compreender a dinâmica da exportação, atuando com instituições parceiras como a Fiepa/CIN e todo o sistema S, que possuem habilitação técnica para tal, levará o empresariado a um patamar diferenciado no Brasil e no mundo. Vale lembrar que essa ação é uma retomada, uma vez que o comitê foi capitaneado pela Fiepa por de 2002 a 2013 e agora estamos retomando pela Sedeme e com o apoio de parceiros, por isso essa convocação”, completou. 

Manuela Ribeiro, coordenadora de Comércio Exterior da Sedeme, detalha alguns dos objetivos estratégicos do comitê. “Esse comitê foi retomado como política pública visando o desenvolvimento econômico, com foco no fortalecimento do setor produtivo do Estado. Temos cadeias que já estão consolidadas no mercado internacional, como o cacau, a pimenta-do-reino, entre outros. Então esse comitê está sendo retomado para que ações integradas em todas as instituições aqui presentes, para que nós possamos criar estratégias, propor ações e gerar oportunidades de negócios para o nosso Estado. O comitê atuará por meio de ações integradas, por isso a importância de diversos parceiros aqui hoje, pois apenas com a colaboração e o esforço de todos a gente consegue chegar a muitos mercados”, afirma. 

José Maria Mendonça e Cassandra Lobato, da Fiepa, foram unânimes em ressaltar a relevância do comitê para a Federação e para o Estado. “Essa discussão é muito importante para o Estado, por isso queremos dizer que esse chamamento da Sedeme representa, para nós, a necessidade de retomarmos o Conselho Temático de Comércio Internacional, um fórum de discussão absolutamente relevante para contribuir com o assunto e colaborar com o Estado neste sentido”, informou Mendonça.  

“Compreendemos o processo de forma absolutamente relevante para o Estado, inclusive porque não há um único perfil importante nessa cadeia, mas sim todos juntos. Quando se adquire mentalidade exportadora, é possível compreender que o concorrente não é o Estado e sim um país, portanto é o Brasil que está lá fora com seus produtos. Então é por isso que estamos aqui hoje, fazendo votos de que o nosso comitê consiga ajudar a levar os nossos produtos para o mundo”, explicou a coordenadora do Centro Internacional de Negócios (CIN/Fiepa), Cassandra Lobato.

Entre os avanços projetados com a criação do Comex/PA estão a possibilidade de desenvolvimento para inserção de produtos paraenses oriundos de cadeias produtivas consideradas prioritárias para o Estado, como cacau e pescado, no mercado internacional, além da atração de novos negócios e mais oportunidades de missões internacionais para as empresas paraenses.

Os próximos passos da iniciativa serão a construção do Regimento Interno do órgão, que será pauta de discussão entre as 16 instituições e órgãos governamentais integrantes, incluindo as secretarias de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet); Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec); Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá); Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa); Banco do Estado do Pará (Banpará); Banco do Brasil; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Universidade do Estado do Pará (Uepa); Universidade Federal do Pará (UFPA); Correios; Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); Ministério da Economia; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa) e Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Pará (CIN/Fiepa).

Estiveram presentes ao evento a presidente do Banco do Estado do Pará (Banpará), Ruth Mello, e o presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) Marcel Botelho que, na ocasião lançou o Boletim da Mineração do Estado edição 2022.

Por Igor Nascimento (SEDEME)

Veja Também