Abre no próximo sábado, 28, às 18h, no anfiteatro Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto (ESJL), em Belém, a 21ª edição da coleção "Joias de Nazaré 2024", com o tema "Trajetos de Fé: Orações a Maria". A exposição reúne cerca de 60 peças religiosas, que destacam elementos fundamentais da cultura paraense, com ênfase em Nossa Senhora de Nazaré, e outras inspirações vieram de pontos turísticos como o Ver-o-Peso e o Teatro da Paz. As joias, confeccionadas em prata ou ouro, apresentam uma ampla variedade de gemas, incluindo granada, ametista, quartzo hialino, pérolas e turquesa.
As joias são produzidas por designers, ourives, lapidários e demais profissionais que integram o Programa Polo Joalheiro do Pará. A exposição é aberta ao público e prossegue até o dia 31 de outubro, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Horário de funcionamento: de segunda a sábado, de 10h às 18h, e domingos e feriados, de 10h às 14h.
Promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), responsável pela gestão direta do ESJL, a exposição exibe peças com design exclusivo, produzidas com técnicas de ourivesaria paraense, incluindo incrustação e esmaltação paraense.