Início » Noticias » Sedeme promove novo treinamento para artesãos do projeto ArteAma, nesta quarta (13)

Nesta quarta-feira (13), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará (Sedeme) realizou mais um curso de capacitação para artesãos participantes do projeto ArteAma, ferramenta digital que se prepara para apresentar, por meio de sites e aplicativos, um catálogo de divulgação dos produtos dos empreendedores, o que pode impulsionar o alcance de novos públicos, aumentando as vendas, visibilidade das marcas e, claro, gerar mais renda e empregos no Pará.

No curso, são apresentadas instruções sobre como os artesãos podem cadastrar, na plataforma, os negócios e os itens à venda. Os empreendedores também são informados sobre a forma de entrega, de pagamento e categoria onde o produto se encaixa, como artesanato; brinquedos de miriti; vestuário; cerâmica; objetos de origem indígena e artigos religiosos.

Até o momento, a plataforma tem 200 peças disponíveis em exibição no site institucional do ArteAma, (www.arteama.com.br). Durante o curso, também foi informado aos participantes que o projeto vai contar com a parceira de empresas como Mercado Pago e Correios, que irão apoiar o processo de pagamento e de entrega dos itens dos artesãos cadastrados.

Claudia Villela, artesã de embalagens feitas de papel e tecidos, falou sobre como isso vai valorizar o mercado atual. “É uma oportunidade muito boa para os artesãos, principalmente para aqueles que estão buscando uma chance de crescer. Acredito que esse empreendimento seja muito importante para o desenvolvimento do nosso trabalho”, afirmou.

Rafaela Pimentel, diretora de Projetos Estratégicos da Sedeme, demonstrou sua satisfação ver o resultado da parceria entre as entidades para a criação do ArteAma. “Apesar de o artesanato fugir um pouco do tipo de cadeia da qual a Sedeme trabalha, é muito gratificante ver o trabalho que estamos desenvolvendo ao lado das secretarias envolvidas no projeto”, informou.

Lançamento – O App ArteAmA está programado para ser lançado oficialmente, ainda, neste semestre, em ocasião em que estarão presentes representantes das secretarias e órgãos públicos bem como de entidades parceiras, como a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

*Texto de Lucas Sousa, com supervisão de Igor Nascimento (Ascom Sedeme)