O município de Santarém, na Região de Integração Baixo Amazonas, oeste paraense, receberá na próxima quarta-feira (26), a partir de 18h, a primeira Rodada de Negócios Cooperativistas. O evento visa fortalecer o cooperativismo nas cadeias produtivas, estimular a abertura de mercados para os produtos e serviços de diversas atividades econômicas, junto aos representantes de empreendimentos locais.
Será um evento mercadológico voltado ao cooperativismo nas cadeias produtivas locais e em diversas atividades socioeconômicas originárias nessa área. A programação é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em conjunto com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Municipal (Semdec) e o Sistema OCB-PA (Organização das Cooperativas do Brasil). Cerca de 15 cooperativas de diversos segmentos, incluindo agricultura, artesanato, turismo, educação, linha de crédito e saúde, confirmaram presença no evento.
Sobre o Cooperativismo paraense
O Governo do Pará criou a Diretoria de Cooperativismo, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). O ato foi consolidado, por meio da publicação da Lei 9.927, de 18 de maio, de 2023, no Diário Oficial do Estado (DOE), alterando a redação da Lei estadual 6.213, de 28 de abril de 1999, que modifica a estrutura organizacional da pasta, incluindo a previsão legal da diretoria no artigo 12, da seção IX.
Conforme o Panorama do Cooperativismo da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Pará (OCB/PA), o número de cooperados atuando no Estado era de aproximadamente 101 mil em 2020 e neste ano, o número chega a mais 260 mil cooperados, empreendendo por meio de 232 cooperativas.
Por Aldirene Gama (SEDEME)
24/06/2024 09h53