Sedeme promove reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do Crédito do Produtor
O encontro foi para traçar estratégias e implementar ações e projetos voltados ao fortalecimento das cadeias produtivas do Pará
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), promoveu uma reunião ordinária do Conselho Deliberativo do Crédito do Produtor, presidida pelo secretário-adjunto técnico da Sedeme, Carlos Ledo. O objetivo do encontro foi a aprovação de um aditivo da Empresa Portal da Floresta, localizada no município de Altamira, além da apresentação das ações implementadas durante o exercício de 2023.
A assembleia foi realizada na última sexta-feira, 1º de dezembro, e aconteceu de forma híbrida na sede da Sedeme. A reunião contou com a presença de representantes de instituições que compõem o conselho, como a Sedeme, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Banco do Estado do Pará (Banpará) e também da empresa Mineradora Vale.
Durante a reunião o secretário-adjunto, Carlos Ledo, reforçou a importância do conselho para traçar estratégias e promover a implementação de ações e projetos voltados ao fortalecimento das cadeias produtivas do Estado. "O Governo do Estado investe e desenvolve políticas públicas aliadas ao desenvolvimento econômico sustentável, com o propósito de alavancar o mercado regional e tornar as cadeias produtivas mais competitivas, agregando valor, inovação, proporcionando a geração de emprego e renda para população", disse.
Representando a empresa Vale, o analista de Relações Institucionais, Heitor Passos, destacou o compromisso da mineradora com o desenvolvimento econômico sustentável no Estado. No encontro, ele reforçou a importância do conselho para a aprovação de projetos viáveis, com retorno positivo para sociedade, com o acesso ao mercado de trabalho e geração de renda.
Sobre o Crédito do Produtor
O Crédito do Produtor é uma linha de financiamento voltada para empreendimentos econômicos estratégicos para o desenvolvimento econômico e social do Estado, que está disponível para empresas e cooperativas paraenses atuantes nas áreas rural, florestal, industrial, agroindustrial, mineral e no turismo, com foco na geração de emprego e renda para população. A linha de crédito é voltada para pessoas jurídicas estabelecidas no Estado e cooperativas legalmente constituídas e em atividade há mais de seis meses, contando com no mínimo 20 membros devidamente registrados.
Participaram de forma presencial o secretário-adjunto da Sedeme, Carlos Ledo; a diretora de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (DDCIS), Sherry Brom; e a Coordenadora de Crédito, Luziane Sena.
Em formato virtual, o Banpará foi representado pela Superintendente de Desenvolvimento Econômico e Social, Cindy Ornela e Elias Lima; a Sedap, representada pelo servidor Dvandro Oliveira, e o analista de Relações Institucionais Heitor Passos e Eloiso Araújo representando a Vale.
Por Aldirene Gama (SEDEME)
02/12/2023 14h17