Início » Noticias » Técnicos da Sedeme participam de evento “Açaí: Força da Socioeconômica Amazônica”.

Os técnicos, Gil Sales e Vanessa Souza da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) participaram do evento “Açaí: Força da Socioeconômica Amazônica”, que ocorreu durante os dias 31 de maio, 01 e 02 de junho, em Belém.  Na pauta, diálogos sobre a importância da sustentabilidade dessa cadeia de valor para o futuro da sociobioeconomia da Amazônia.

A iniciativa teve como objetivo apresentar soluções coletivas para todos os elos da cadeia, debater ações de governo e práticas produtivas, disseminar experiências de sucesso e compartilhar informações técnicas e científicas para os desafios enfrentados por essa cadeia produtiva.

“Políticas Públicas em resposta aos desafios para a sustentabilidade da cadeia do valor do açaí”, foi tema da primeira mesa redonda do evento. "Um evento que traz à mesa a importância do diálogo coletivo e territorial em prol da sustentabilidade do açaí, focando em pessoas que vivem e são afetadas por este fruto, pois são os elos condutores do desenvolvimento econômico desta cadeia produtiva." disse Gil Sales.

O diálogo aberto com representantes do setor público, indústrias, cooperativas e associações, organizações da sociedade civil, universidades e instituições de pesquisa, redes multissetoriais, instituições financeiras e sistemas de certificação, visa subsidiar a construção de políticas públicas e influenciar a adoção e aprimoramento de práticas de sustentabilidade do setor produtivo.

Durante o evento representantes do setor público, indústrias, cooperativas e associações, organizações da sociedade civil, universidades e instituições de pesquisa, redes multissetoriais, instituições financeiras e do sistemas de certificação, dialogaram sobre a agenda em pauta.

Ascom/Sedeme

Aldirene Gama

O encontro foi organizado pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), contou com apoio da WWF-Brasil, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMAS, Grupo Zepone e conduzido pelo Instituto Terroá.