O governador do Estado, Helder Barbalho, assina, nesta segunda-feira (2), no Palácio do Governo, em Belém, o convênio que vai permitir a realização de estudos de viabilidade do aprofundamento dos canais do Quiriri e Espadarte, localizados às proximidades da foz no Rio Pará, ação considerada fundamental para o aumento das condições de escoamento da produção paraense.
Com a iniciativa, que conta com um investimento de mais de R$ 13 milhões, do Executivo Estadual, deverá ser analisada a viabilidade e os limites de dragagem dos dois canais – permitindo o aumento do porte de navios que aportam em Barcarena, sobretudo no porto de Vila do Conde. O aprofundamento do calado operacional (profundidade em que o navio fica submerso na água), fomenta a movimentação de cargas gerais e, principalmente, de granéis sólidos de origem vegetal, produtos de maior relevância na balança comercial brasileira.
O estudo, que será acompanhado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), com a condução da Universidade Federal do Pará (UFPA). A localização geográfica privilegiada do Pará, aumenta a competitividade do Estado no mercado exportador, e, ainda, a alta relevância dos portos do chamado Arco Norte, segunda maior opção de saída de grãos de soja e de milho, exportados do Brasil para o exterior.
Sugestão de entrevistado: Governador do Pará, Helder Barbalho.